O câncer do colo de útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos os subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra o HPV.
Por intermédio das Secretarias de Saúde e Educação, em março de 2014 se iniciará a vacinação contra o HPV para as adolescentes de 11 a 13 anos de idade (nascidas entre 10/03/2000 a 10/03/2003), nas escolas públicas e privadas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência.
Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra o HPV no seguinte esquema: 0 (1º dose), 6 meses (2º dose) e 60 meses (3º dose).
A vacinação das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não concorde com a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o "Termo de Recusa", devidamente preenchido e assinado.
Essas e demais dúvidas, foram elucidadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde composta pelos seguintes profissionais: Secretário da Saúde Cidinei Barazetti, ginicologista Drª. Débora Longoni que ministrou a palestra e as enfermeiras Marisa Klein e Aliel Lumi.
Data de vacinação na escola: 10/03/2014 a 10/04/2014